Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14459
Título: Contribuições do microcrédito na vida dos comerciantes da cidade de Assunção - PB
Autor(es): Silva, Marizete de Jesus
Palavras-chave: Microcrédito
Empreendedorismo
Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 31-Jul-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba
Resumo: O aumento do desemprego em todo o país tem feito com o que as pessoas passem a empreender cada vez mais, então, surge o microcrédito como uma fonte de recursos a esses pequenos e micro empreendedores, apresentando-se também como ferramenta auxiliar de transformação socioeconômica. Dessa forma, a pesquisa visa apresentar a evolução do microcrédito no mundo e no Brasil, bem como, as contribuições do microcrédito na vida dos comerciantes da cidade de Assunção – PB. Para tanto, resolveu-se optar por uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, sendo uma pesquisa de campo desenvolvida por meio da observação direta das atividades exercidas e por meio de questionário respondidos pelos tomadores de credito. Com isso, verificou-se que ocorreram melhorias significativas na vida dos comerciantes e de seus familiares a partir da aquisição do microcrédito, uma vez que, ampliou-se as possibilidades de aquisição de bens, reforma da residência e do comércio além de facilitar o acesso ao lazer, a educação, melhoras na alimentação, entre outros. Conclui-se portanto que apesar do microcrédito apresentar diversas transformações positivas na vida dos comerciantes que contrataram os micro empréstimos, ele, por si só, não é uma solução definitiva para o combate ao desemprego, porém somados a outras políticas como por exemplo, a identificação das necessidades de geração de emprego local, com participação da sociedade e prefeituras nesses programas; alfabetização e capacitação profissional; apoio à cultura empreendedora e ao primeiro negócio, dentre outros, é um eficiente instrumento para tal.
Descrição: SILVA, M. de J. Contribuições do microcrédito na vida dos comerciantes da cidade de Assunção - PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14459
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIZETE DE JESUS SILVA.pdf689.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.