Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14467
Título: A educação permanente como uma estratégia de aprimoramentos intelectual do assistente social
Autor(es): Araújo, Thamyres Alves de
Palavras-chave: Serviço social
Educação permanente
Prática profissional
Assistente social
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: Este estudo trata da importância da educação permanente no processo de desenvolvimento profissional do/a Assistente Social como uma estratégia de aprimoramento intelectual, bem como instrumento fundamental de luta política e ideológica. É fruto de um levantamento bibliográfico e documental, fundamentado no método crítico dialético, utilizando obras de autores, como por exemplo, Netto, Fernandes, Iamamoto, Ortiz, Marcondes, entre outros. Com o objetivo de discutir a educação permanente como uma necessidade contínua de aperfeiçoamento profissional, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da construção de uma prática conectada com a justiça social e a emancipação humana. Assim, fortalecendo um dos princípios fundamentais do Código de Ética do/a Assistente Social de 1993, que se refere ao compromisso com a qualidade dos serviços prestados na perspectiva da competência profissional. A aproximação com a temática ocorreu a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado curricular obrigatório em Serviço Social, realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande – PB, no período de Março de 2016 a Junho de 2017, no qual foi possível perceber a necessidade expressa pelos/as assistentes sociais, da educação permanente, como uma forma de possibilitar a qualidade dos serviços prestados. Partindo do suposto de que a educação permanente é um fator decisivo para a qualidade da prática profissional do/a Assistente Social, evidencia-se a relevância da discussão deste tema. Portanto, os resultados sugerem que, embora a atual conjuntura revele um cenário de profundas transformações societárias que dificulta a efetivação da educação permanente, há um esforço conjunto da categoria profissional no sentido de buscar alternativas para consolidá-la, tendo como principal mecanismo a Política de Educação Permanente elaborada pelo Conselho Federal de Serviço Social, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CFESS-CRESS).
Descrição: ARAÚJO, T. A. de. A educação permanente como uma estratégia de aprimoramentos intelectual do assistente social. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14467
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamyres Alves de Araújo.pdf818.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.