Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14467
Título: | A educação permanente como uma estratégia de aprimoramentos intelectual do assistente social |
Autor(es): | Araújo, Thamyres Alves de |
Palavras-chave: | Serviço social Educação permanente Prática profissional Assistente social |
Data do documento: | 11-Ago-2017 |
Resumo: | Este estudo trata da importância da educação permanente no processo de desenvolvimento profissional do/a Assistente Social como uma estratégia de aprimoramento intelectual, bem como instrumento fundamental de luta política e ideológica. É fruto de um levantamento bibliográfico e documental, fundamentado no método crítico dialético, utilizando obras de autores, como por exemplo, Netto, Fernandes, Iamamoto, Ortiz, Marcondes, entre outros. Com o objetivo de discutir a educação permanente como uma necessidade contínua de aperfeiçoamento profissional, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da construção de uma prática conectada com a justiça social e a emancipação humana. Assim, fortalecendo um dos princípios fundamentais do Código de Ética do/a Assistente Social de 1993, que se refere ao compromisso com a qualidade dos serviços prestados na perspectiva da competência profissional. A aproximação com a temática ocorreu a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado curricular obrigatório em Serviço Social, realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande – PB, no período de Março de 2016 a Junho de 2017, no qual foi possível perceber a necessidade expressa pelos/as assistentes sociais, da educação permanente, como uma forma de possibilitar a qualidade dos serviços prestados. Partindo do suposto de que a educação permanente é um fator decisivo para a qualidade da prática profissional do/a Assistente Social, evidencia-se a relevância da discussão deste tema. Portanto, os resultados sugerem que, embora a atual conjuntura revele um cenário de profundas transformações societárias que dificulta a efetivação da educação permanente, há um esforço conjunto da categoria profissional no sentido de buscar alternativas para consolidá-la, tendo como principal mecanismo a Política de Educação Permanente elaborada pelo Conselho Federal de Serviço Social, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CFESS-CRESS). |
Descrição: | ARAÚJO, T. A. de. A educação permanente como uma estratégia de aprimoramentos intelectual do assistente social. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14467 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thamyres Alves de Araújo.pdf | 818.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.