Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14573
Título: Os efeitos jurídicos da paternidade socioafetiva em famílias recompostas
Autor(es): Leite, Fabiana de Carvalho Malheiros
Palavras-chave: Famílias recompostas
Afeto
Paternidade socioafetiva
Posse de estado de filho
Data do documento: 30-Set-2014
Resumo: A discussão, no presente trabalho, gira em torno das consequências jurídicas advindas da relação socioafetiva entre pais e filhos afins no contexto de famílias recompostas. Ou seja, aquelas formadas por pares, em que um deles deve, necessariamente, já ter um filho. Com tal escopo utilizou-se o método dedutivo, o procedimento bibliográfico e a pesquisa legal e jurisprudencial. Para justificar a produção desses efeitos jurídicos, o estudo propôs um breve apanhado histórico da família, conceituando-a de acordo com diversas doutrinas e detalhando origem, evolução e modelos. Verificou-se que a Constituição Federal de 1988 quebrou a rigidez dos arquétipos típicos de família e que o Princípio do afeto ganhou relevância para o direito, gerando direitos e obrigações no âmbito familiar. Com isso, passou-se a analisar a socioafetividade no âmbito da paternidade e desvinculou-se a função paterna da ascendência biológica. E, como consequência do reconhecimento do vínculo de afeto formado entre os integrantes das famílias recompostas, cada vez mais comuns, nos dias atuais, analisou-se o surgimento de direitos e obrigações entre seus integrantes, com reflexos, inclusive nos direitos a alimentos e sucessórios. Ante a verificação de um estado de quase anomia no que tange as famílias recompostas e estando presente a posse de estado de filho, constatou-se que o Poder Judiciário detém a incumbência de tutelar os direitos advindos deste tipo de família e, na prática, fazer o direito.
Descrição: LEITE, F. de C. M. Os efeitos jurídicos da paternidade socioafetiva em famílias recompostas. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14573
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana de Carvalho Malheiros Leite.pdfFabiana de Carvalho Malheiros Leite684.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.