Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14575
Título: Mulher e educação: a construção do magistério através do exercício profissional da professora Maria do Socorro Amorim
Autor(es): Farias, Iris Soares de
Palavras-chave: Mulheres na educação
Educação feminina
Educação
Professor
Formação docente
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da contribuição feminina na educação, através da vivência educacional da professora Maria do Socorro. Registramos, para operacionalização desta pesquisa, o caminho profissional percorrido pela professora, enfatizando a sua carreira na docência, suas experiências, seu cotidiano, os obstáculos enfrentados em sua época e a sua determinação, nos conduzindo a refletir sobre a educação e o trabalho feminino. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em estudo de caso, sobre a educação feminina e recolhidos dados biográficos da Professora Maria do Socorro Rodrigues Amorim, para fundamentarmos à luz dos teóricos Araújo (2010), Libâneo (2001), Cambi (1999), entre outros. O universo da pesquisa envolveu o cenário da Escola Normal Pe. Emídio Viana Correia, local onde a educadora em questão atuou. Através das pesquisas realizadas, percebemos como resultados que a luta das mulheres em busca de seus direitos como cidadãs foi árdua, que os preconceitos sempre existiram e que alguns perduram ainda na sociedade. Entendemos, enfim, que o trabalho feminino e a educação são um processo de construção da dominação masculina; porém, cabe aos docentes questionarem a ordem estabelecida e permanecerem na luta, enfrentando os obstáculos profissionais, superando limites e exercendo a sua profissão escolhida com plena dedicação e esperança de vislumbrar a equidade social.
Descrição: Farias, I.S. Mulher e educação: a construção do magistério através do exercício profissional da professora Maria do Socorro Amorim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14575
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iris Soares de Farias.pdf903.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.