Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14585
Título: O livro didático e o ensino de ciências naturais em uma escola municipal de Campina Grande-PB
Autor(es): Correia, Alessandra
Palavras-chave: Ensino fundamental
Livro didático
Ensino de ciências naturais
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: O presente texto busca compreender os processos de escolha e uso do Livro Didático de Ciências Naturais em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB. Foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, realizada no período de 3 meses, no ano de 2016, na qual foram analisados documentos oficiais do Programa Nacional do Livro Didático: Guia do Livro Didático (BRASIL,2015), Edital (BRASIL,2014), Livro Didático de Ciências Naturais da escola e entrevista semiestruturada com tres professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi organizado a partir de estudos bibliográficos e observações, fundamentado nas contribuições teóricas de autores como: Bittecourt (2003), Coracini (1999), Ferreira (2000), Furmam (2009), Fumagalli (1998), Pretto (1995), entre outros. Abordamos neste trabalho aspectos relacionados ao Livro Didático e o Ensino de Ciências Naturais, um pouco da história do Programa Nacional do Livro Didático, principalmente no que se refere a sua dinâmica na escola. Em relação ao Livro Didático, o qual também passou por inúmeras modificações, ainda se constitui como principal ou único material didático que orienta o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais dos anos iniciais. E quanto a sua escolha, nem sempre atende ao que propõe a política pública do Livro Didático.
Descrição: Correia, A. O livro didático e o ensino de ciências naturais em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14585
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Correia.pdf594.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.