Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14810
Título: Robótica pedagógica como ferramenta para o ensino aprendizagem da matemática
Autor(es): Silva, Ângelo Jorge
Palavras-chave: Ensino da matemática
Tecnologia na educação
Robótica educativa
Data do documento: 28-Set-2017
Resumo: O presente trabalho versa sobre o uso da robótica pedagógica inserido em sala de aula das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Tupã-SP. O uso da robótica pedagógica em sala de aula tem proporcionado aos alunos e professores uma nova forma de ensino-aprendizagem para o estudo da matemática. As aulas se tornaram mais dinâmicas e os alunos buscam cada vez mais, através dessa nova ferramenta em sala de aula, um aprimoramento para os conteúdos, antes assimilados apenas pelo quadro negro e giz com o apoio do livro didático. Para os professores, é apresentado uma nova perspectiva de ensino com uma metodologia que favorece o aprendizado dos seus alunos e facilita a interação e a abertura de novos pontos para o caminho do conhecimento. Atualmente, os estudantes do Ensino Fundamental estão imersos em um ambiente em que a tecnologia é facilmente percebida: carros celulares e computadores são exemplos que todos conhecem e muitos utilizam, no entanto, poucos entendem. Esses mesmos estudantes passam boa parte do seu tempo na escola estudando conteúdos de matemática, português e paradoxalmente os conceitos que lhe são apresentados parecem distantes. Uma forma de viabilizar o conhecimento cientifico-tecnológico é, ao mesmo tempo estimular a criatividade e a experimentação com um forte apelo lúdico, pode ser proporcionado através da robótica educativa. Assim o aluno entra em contato com novas tecnologias com aplicações praticam ligadas a assuntos que fazem parte do seu cotidiano. O uso da robótica em sala de aula pode trazer melhoras significativas para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, a robótica pedagógica leva aos alunos uma nova perspectiva de aprendizado proporcionando aos alunos um ambiente de interação entre alunos e professores
Descrição: SILVA, Ângelo Jorge. Robótica pedagógica como ferramenta para o ensino aprendizagem da matemática. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14810
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ângelo Jorge Silva.pdfPDF - Ângelo Jorge Silva9.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.