Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14819
Título: A juventude, a beleza e o tempo: um olhar sobre o narcisismo da personagem Camila do conto "Uma Senhora" de Machado de Assis
Autor(es): Ferreira, Winnie Araújo
Palavras-chave: Narcisismo
Beleza e Juventude
Machado de Assis
Mulher na literatura
Uma Senhora (Conto)
Data do documento: 1-Out-2017
Resumo: Viver o presente é o imperativo da sociedade contemporânea, o corpo tornou-se o objeto de culto do indivíduo, o investimento, anteriormente voltado para o espaço público, agora tem como alvo o espaço privado e livrar-se de tudo o que possa ser degradante à imagem da beleza. Esse é o novo estágio do individualismo o qual é denominado ―Narcisismo‖ por Gilles Lipovetsky (2005). A Psicanálise, que tem como precursor Sigmund Freud, afirma que narcisista é o indivíduo que tem o seu corpo como um objeto de desejo, nele há um amor excessivo por si próprio. Machado de Assis (1839-1908), um escritor de obras atemporais e passíveis de identificação, nos apresenta o conto ―Uma Senhora‖ (1884), cuja personagem vive a angústia de ver o seu corpo envelhecer, então luta para impedir as adversidades temporais que possam denegrir a sua beleza e acabar com a sua juventude. É nesse ponto que esta produção tem a sua principal reflexão: se, embora a narrativa seja datada em meados do século XIX, é possível que o drama vivenciado pela personagem Camila, a angústia e o medo do envelhecimento continue ressoando e se constituindo o mesmo dilema dos seres humanos da contemporaneidade. Para responder essa questão o objetivo deste trabalho é analisar se os conflitos vivenciados pela personagem do conto em pleno século XIX apresentam similaridades com o narcisismo contemporâneo. Para alcançar o objeto, o referencial teórico principal terá Sigmund Freud, com suas considerações sobre a origem do Narcisismo; E o filósofo Gilles Lipovetsky, com uma concepção contemporânea do Narcisismo. Assim como o indivíduo descrito por Lipovetsky, a personagem Camila demonstra o mesmo temor do futuro e o hiperinvestimento em seu corpo, porém no sujeito contemporâneo o Neonarcisismo se atualiza e além dos limites do corpo, o estado narcísico se expande à psique.
Descrição: FERREIRA, W. A. A juventude, a beleza e o tempo: um olhar sobre o narcisismo da personagem Camila do conto "Uma Senhora" de Machado de Assis. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14819
ISSN: CDD B869.930 1
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Winnie Araújo Ferreira.pdfPDF - Winnie Araújo Ferreira17.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.