Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14881
Título: Fenologia de samambaias em remanescente de floresta atlântica nordestina
Autor(es): Farias, Rafael de Paiva
Palavras-chave: Samambaia
Fenologia
Floresta atlântica nordestina
Data do documento: 1-Jul-2011
Resumo: Visando ampliar o conhecimento da ecologia de samambaias no Brasil, o presente estudo analisou os aspectos fenológicos de quatro populações deste grupo vegetal em um remanescente de Floresta Atlântica Nordestina, Paraíba, Brasil. Foram determinadas e marcadas populações de Acrostichum danaeifolium Langsd. & Fisch., Lygodium volubile Sw., Thelypteris interrupta (Willd.) K. Iwats. e Thelypteris serrata (Cav.) Alston, acompanhadas durante 12 meses, registrando dados fenológicos e de herbivoria foliar, relacionando-os com dados climatológicos dos períodos (temperatura e pluviosidade). Para A. danaeifolium, L. volubile e T. serrata também se registrou a taxa de sobrevivência e as causas mais comuns que ocasionaram as mortes dos indivíduos. Verificou-se que a produção de frondes estéreis nas populações estudadas teve ocorrência para ambas as estações sazonais, sendo apenas em L. volubile significativamente maior durante o período chuvoso. Em relação à produção de frondes férteis, destaca-se que esta ocorreu apenas em A. danaeifolium, não apresentando diferença significativa quanto à intensidade entre as estações. A senescência foliar ocorreu em ambas as estações sazonais, e não apresentou diferença quanto à intensidade para A. danaeifolium, T. interrupta e T. serrata, diferentemente de L. volubile, em que o referido evento fenológico ocorreu apenas na estação chuvosa. As frondes de A. danaeifolium são atacadas continuamente por herbívoros, enquanto que em L. volubile as frondes são atacadas apenas durante o período chuvoso. Em T. interrupta e T. serrata, a herbivoria não apresentou sincronia com a sazonalidade, nem diferença quanto à intensidade entre os períodos seco e chuvoso. A menor exclusão amostral de indivíduos neste estudo ocorreu para A. danaeifolium (20%), enquanto que em L. volubile e T. serrata a exclusão amostral foi equivalente a 30 e 40%, respectivamente. O ressecamento e os acidentes naturais são as principais causas que ocasionaram as mortes dos indivíduos estudados (90%). A partir destes resultados se concluiu que a sazonalidade local não foi determinante para a ocorrência de todas as fenofases analisadas para as quatro populações estudadas. Evidenciando ainda que as condições de microhabitat (ausência de dossel tamponante, borda florestal e encosta de declividade) também se mostraram determinantes ao comportamento fenológicos das samambaias estudadas Fato este que corrobora para a importância da conservação do ecossistema estudado, visando á manutenção de microhábitats que proporcionem o desenvolvimento e o sucesso reprodutivo das samambaias ocorrentes no local.
Descrição: FARIAS, R. de P. Fenologia de samambaias em remanescente de floresta atlântica nordestina. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14881
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael de Paiva Farias.pdfRafael de Paiva Farias14.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.