Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14901
Título: Tolerância: trajetória e desafios no mundo contemporâneo
Autor(es): Cavalcanti, Aline da Fonseca
Palavras-chave: Tolerância
Direitos Humanos
Democracia
Religião
Diversidade
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória histórica do conceito de tolerância, através do seu resgate filosófico e político, relacionando-o com a temática da religião, da discriminação e da diversidade. Para a construção textual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e utilizado o método descritivo e documental, visando examinar a temática via documentos e literatura, destacando as ideias defendidas pelos autores indicados nas referências bibliográficas. Na primeira parte do trabalho, são apresentadas reflexões acerca do conceito de tolerância em seu aspecto religioso e político, utilizando as principais ideias da Era Moderna. Em seguida, a tolerância é apresentada como instrumento de combate à negação da diferença e a defesa da ampla diversidade, utilizando autores da contemporaneidade que debatem sobre o tema. Após seu resgate histórico, são expostas as raízes da intolerância nos últimos dois séculos e a demonstração da necessidade de se pensar a tolerância como um valor fundamental para a proteção e promoção dos direitos humanos numa sociedade justa, democrática e de coexistência pacífica.
Descrição: CAVALCANTI, A. da F. Tolerância: trajetória e desafios no mundo contemporâneo. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14901
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline da Fonseca Cavalcanti.pdfAline da Fonseca Cavalcanti11.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.