Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15100
Título: Submissão versus transgressão: a representação feminina no romance de Cordélia de Rosa Lobato de Farias
Autor(es): Rodrigues, Maria de Nazaré Araújo Galdino
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Mulher e Patriarcalismo
Mulher e Submissão
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar duas personagens femininas do Romance de Cordélia (2008) de Rosa Lobato de Faria, para tanto busca expor perfis de duas mulheres que se apresentam ora submissas ora transgressoras, observando como a identidade feminina e o papel atribuído a essas mulheres vem provocando rupturas com os paradigmas patriarcais da sociedade, tornando-as emancipadas. Para tal, utilizaremos as considerações teóricas de Barbosa (2011), Bittencourt (2005) e Zolin (2004), que abordam acerca da submissão imposta à mulher pelo sistema patriarcal. Além disso, versaremos sobre a literatura de autoria feminina a partir das colocações de Mendonça (1999) e Muzart (2011) considerando que tais estudiosas apontam o rumo percorrido pelas mulheres para que tivessem seus textos e sua escrita reconhecida. No caso da escrita de Rosa Lobato Faria se constroem perfis de mulheres que destoam dos preceitos pregados pelo patriarcalismo. Nesse sentido, poderemos observar a construção de duas visões socialmente atribuídas às mulheres: a submissão, pelo o fato da mulher desde os primórdios ter que se submeter ao homem e uma nova visão de transgressão/emancipação, no qual a mulher não aceita mais nem os ditames sociais nem os patriarcais e, de certa forma, passa a ser dona dos seus desejos e vontades, rompendo assim com todos os paradigmas socioculturais (boa dona de casa, cuidadora do lar, filhos e marido).
Descrição: RODRIGUES, M. N. A. G. Submissão versus transgressão: a representação feminina no romance de Cordélia de Rosa Lobato de Farias. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15100
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Nazaré Araújo Galdino Rodrigues.pdfPDF - Maria de Nazaré Araújo Galdino Rodrigues21.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.