Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15117
Título: A mulher na família patriarcal do século XIX, nos contos "Missa do Galo" e "A Cartomante", de Machado de Assis
Autor(es): Silva, Mariclene Lima da
Palavras-chave: Conto
Personagem feminina
Patriarcalismo
Machado de Assis
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho propõe analisar a representação da figura feminina nos contos ―Missa do Galo‖ (1894) e ―A Cartomante‖ (1884), ambos do escritor Machado de Assis. Em virtude da condição social da mulher, que ao longo da História vem passando por modificações significativas, a literatura tornou-se um grande suporte por meio do qual tais transformações sociais podem ser verificadas e debatidas em face da análise literária. Machado de Assis apresenta nos relatos um padrão familiar de base patriarcal burguesa, em que o homem exerce um papel de liderança, de força e poder, enquanto a mulher situa-se no campo secundário da narrativa, porque na vida real assume o papel de dona de casa. Alguns atributos naturalizam sua condição social, através da representação da natureza, da relação materna com os filhos e dos cuidados que lhe são impostos como obrigação para com o marido, conseqüentemente, por causa da submissão de seu papel na sociedade. A partir dessa relação de forças, busca-se, no presente estudo, identificar como a imagem é considerada nos dois contos supramencionados mediante a ação conservadora do patriarcalismo do século XIX. A discussão foi fundamentada em dois eixos, o que define a noção própria do gênero literário ―Conto‖, nos estudos de Júlio Cortázar (2013/2014), sobre Edgar Allan Poe, e em Gotlib (2006); e as relações de gênero no contexto da sociedade patriarcal, em Stein (1984), Silva (2016), Salles & Schlindvein (2013), Bergamini (1983), De Matos (2012), Décio (1976), Del Priori (1994), Chaves (2014), Junqueira (2009) entre outros. A pesquisa demonstra que a sociedade machista está enraizada na cultura brasileira há muito tempo e que ainda vigora na atualidade, materializando-se nas práticas sociais por meio dos discursos e, também, presentes na literatura
Descrição: SILVA, M. L. A mulher na família patriarcal do século XIX, nos contos "Missa do Galo" e "A Cartomante", de Machado de Assis. 2017. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15117
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariclene Lima da Silva.pdf615.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.