Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15132
Título: O Estágio Supervisionado como espaço de reflexão: observações que motivaram mudanças de práticas pedagógicas
Autor(es): Lima, Viviane Bezerra de
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho, realizado a partir do Estágio Supervisionado III do curso de Pedagogia da UEPB, tem por objetivo refletir sobre contribuições do referido Estágio, para o redimensionamento de uma experiência docente (minha própria experiência), neste mesmo nível de educação. Ocorrido numa instituição pública de Educação Infantil, o Estágio de Observação, como também se denomina, tem como objetivo a observação da realidade organizacional da creche e da Pré-Escola, em seus aspectos sociais, políticos e pedagógicos. Envolvendo crianças na faixa etária entre 02 e 03 anos, o Estágio foi realizado na Creche Amenaíde Santos, localizada no bairro Santa Rosa, na cidade de Campina Grande-PB, no ano de 2016. No que se refere ao percurso metodológico, optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, e por uma pesquisa-ação. Durante o período de estágio pudemos entender a relevância dessa experiência para consolidação dos conhecimentos adquiridos durante toda a vida docente, na condição de futuros pedagogos. Dessa forma, os Estágios Supervisionados tornam-se imprescindíveis no processo de formação docente, pois oferece condições para uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor. A realização do estágio na Educação Infantil, seja ele de observação ou de atuação, é importante para que profissionais não cristalizem visões idealizadas da prática educacional, por vezes utópicas, mas uma visão respaldada no contato direto com as crianças e nas relações com o cotidiano escolar. Ademais, o Estágio também possibilita, a quem já exerce o magistério, revisitar seu próprio fazer docente, com vistas no redimensionamento deste fazer. Concluímos, dentre outros, que faz-se necessário o Estágio na formação acadêmica de profissionais da educação, e que o exercício reflexivo deve ser cada vez mais intensificado nessa experiência que ultrapassa os muros acadêmicos.
Descrição: LIMA, V. B. de. O Estágio Supervisionado como espaço de reflexão: observações que motivaram mudanças de práticas pedagógicas. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15132
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Bezerra de Lima.pdf513.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.