Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15141
Título: O Facebook no ensino das séries iniciais da educação básica: conectando saberes, promovendo aprendizagem
Autor(es): Clementino, Valdenice Elaine dos Santos
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Facebook
Prática docente
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Neste artigo, refletimos sobre as tecnologias em sala de aula como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem, foca no uso da rede social Facebook buscando analisar seus benefícios e possíveis resultados pedagógicos na formação educacional dos alunos nas séries iniciais. Esta pesquisa, tem como norte analisar contribuições pedagógicas proporcionadas pelo uso do facebook no ensino das séries iniciais, interconectadas à prática docente e aos saberes prévios dos alunos na Educação Básica. Apoiamo-nos em alguns teóricos como suporte necessário a exemplo de Motta (2003), Nelson Pretto (2011), Raquel Recuero (2014), Morin (2014), Roger (2014), Santos (2014), Porto (2014). Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, instrumentalizando a pesquisa com aplicação de questionários, observação de campo e uso de uma página especifica dentro da rede social como instrumento para coleta de maiores informações. Esses questionários foram respondidos pelos alunos de uma sala do 5º ano, do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB, com faixa etária de 10 a 13 anos de idade, assim como a professora da sala em estudo. Verificamos que o Facebook pode ser um facilitador e auxiliador no ensino aprendizagem, tendo atrativos para tornar-se um instrumento valioso na sala de aula, porém deve ser utilizado de maneira coerente, com objetivos e planos elaborados para obter resultados satisfatórios na rotina da sala de aula, auxiliando em novas propostas educacionais visando à elaboração de novos métodos de ensino.
Descrição: CLEMENTINO, V. E. dos S. O Facebook no ensino das séries iniciais da educação básica: conectando saberes, promovendo aprendizagem. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15141
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdenice Elaine dos Santos Clementino.pdf687.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.