Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15146
Título: A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Carvalho, Jaisna Luara dos Santos
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Lúdico
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo mostrar aos principais atores envolvidos no processo educacional, abordagens e fundamentos teóricos que comprovam o brincar, não apenas como um momento de lazer e ócio, mas também como um momento de aprendizagem muito significativo para o desenvolvimento infantil. Aprofundando conceitos históricos, resgatando o lúdico como ferramenta pedagógica e reconhecendo a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. Algumas brincadeiras lúdicas pedagógicas serão citadas e estas poderão auxiliar os educadores no seu cotidiano escolar, sendo possível também desenvolvê-las fora de sala de aula. Quanto aos procedimentos de investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva, desenvolvida com base em informações teóricas, através do estudo exploratório, extraído de materiais publicado em livros, revistas, artigos, internet e outras publicações sobre o assunto, com contribuições de autores renomados, visando dar suporte teórico para este trabalho. A partir da execução desse trabalho, foi possível concluir que é de suma importância a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica, por ser considerado um método privilegiado para o desenvolvimento integral da criança e um facilitador no processo de aprendizagem.
Descrição: CARVALHO, J. L. dos S. A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15146
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaisna Luara dos Santos Carvalho.pdf440.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.