Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15147
Título: Literatura na escola: o que pensam os alunos do Pró ENEM da UEPB?
Autor(es): Almeida, Thiago Trajano de
Palavras-chave: Ensino de literatura
Letramento literário
Pró ENEM
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de literatura nas escolas públicas. Para isso, apresentamos duas formas distintas de se trabalhar o texto literário em sala de aula. A primeira diz respeito ao que Soares (2006) nomeia como escolarização inadequada da literatura, em que o texto literário é visto apenas como mero objeto para a realização de atividades escolares. A segunda apresenta uma proposta centrada no letramento literário, visto por autores como Cosson (2006) e Rösing e Zilbernam (2009) como uma forma de realizar um trabalho eficaz com a literatura no ambiente escolar. Também apresentamos a compreensão que os alunos têm do ensino de literatura, dado esse obtido por meio da aplicação de questionário em uma turma de 25 alunos do curso Pró Enem da UEPB, oriundos de Campina Grande e cidades circunvizinhas. O resultado nos permitiu conhecer como o ensino de literatura foi desenvolvido nas escolas destes estudantes, a importância dada por eles à presença desta disciplina no currículo escolar e algumas propostas para implementação de melhorias neste ensino.
Descrição: ALMEIDA, T. T. Literatura na escola: o que pensam os alunos do pró ENEM da UEPB? 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15147
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Trajano de Almeida.pdf681.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.