Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15151
Título: O texto literário na educação infantil: um relato de experiência numa creche municipal da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Dantas, Maria Lucicleide da Rocha
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as rodas de leitura, a partir da Educação Infantil e tem como objetivos específicos: compreender a prática de leitura na educação infantil; identificar estratégias utilizadas pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler; entender o que é necessário fazer, para que crianças deste nível de educação se envolvam com práticas de leitura. Procura também desenvolver uma breve reflexão sobre a leitura, no sentido de como esta leitura no âmbito da Educação Infantil pode influenciar na formação do gosto pela leitura, tendo o professor como incentivador deste processo já quecabe também a esse profissional o papel de estimular a criança a apreciar uma “boa” leitura. Assim como, buscar,em sala de aula, intervir adequadamente, para fazer com que as crianças aprendam significativamente o ato de ler. Ademais, é uma pesquisa qualitativa e exploratória, que foi desenvolvida por intermédio de um estudo de campo, no período de dez dias, ou seja, de dezoito a vinte e nove de setembro, numa escola da rede pública da cidade de Campina Grande - PB. Por fim, consideramos que é de suma importância incentivar o aluno ao prazer de ler, utilizando a Literatura Infantil com um importante produto cultural que irá contribuir para esse processo. Sobretudo, porque entendemos que o desenvolvimento da leitura deve ser estimulado desde a sua mais tenra idade. Nesse sentido, tanto a escola, como a participação da família é de suma importância para que a criança crie o hábito de leitura. Quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, nem na escola, a criança tende a se afastar da leitura. Para isso, nos valemos dos estudos de Bamberger (2002), Ferreira (2001), Foucambert (1994), Freire (1982)Magnani (2001), Martins (2006)Mello (2010), PERISSE (2006), Richard (2002) Silva (1991), Silva (2003), Soares (2007), Solé (1998).
Descrição: DANTAS, M. L. da R. O texto literário na educação infantil: um relato de experiência numa creche municipal da cidade de Campina Grande - PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15151
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lucicleide da Rocha Dantas.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.