Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15169
Título: A representatividade feminina em composições de Rita Lee à luz da análise do discurso
Autor(es): Benevides, Larissa Silva
Palavras-chave: Análise do discurso
Feminismo
Ideologia
Música
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A Análise do Discurso é a base do presente trabalho. Utilizamos nesta pesquisa uma metodologia de cunho qualitativo e bibliográfico em um corpus constituído por três letras de músicas da cantora e compositora Rita Lee, são elas: Luz Del Fuego, Elvira Pagã e Pagu, presentes respectivamente nos discos Fruto Proibido (1975), Rita Lee (1979) e 3001 (2000). Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar e perceber como a construção do discurso empregado em letras de músicas de Rita Lee pode se revelar como um discurso feminista; e como objetivos específicos, identificar características nas letras que possam remeter à liberdade da mulher, historicizar sobre a vida das mulheres que dão título a essas músicas e analisar como a compositora se coloca diante dessas mulheres. Como base teórica serão utilizados Brandão (2012) e Fernandes (2007) tratando da teoria da Análise do Discurso, e Garcia (2011) e Mendes, Vaz e Carvalho (2015) que tratam sobre Feminismo e Feminismo no Brasil. Consideramos que para estudar o discurso temos que ter em mente a exterioridade da fala, por isso é preciso analisarmos o contexto histórico e social em que o discurso e o enunciador estão inseridos.
Descrição: BENEVIDES, L. S. A representatividade feminina em composições de Rita Lee à luz da análise do discurso. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15169
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Silva Benevides.pdf645.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.