Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15176
Título: Os efeitos de sentidos no discurso publicitário de cosméticos femininos
Autor(es): Silva, Francinete Alves Diniz da
Palavras-chave: Análise do discurso
Propaganda
Publicidade
Linguagem verbal
Linguagem visual
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: O cuidado com a beleza tem sido uma das preocupações diária da mulher contemporânea. No contexto do mundo moderno, é possível observar como a venda e o consumo de cosméticos têm crescido. A publicidade vem favorecendo o comércio da beleza e os consumidores estão sendo, cotidianamente, atraídos pela grande quantidade de produtos de beleza estética e corporal, anunciados nas mais diversas propagandas que seduzem os consumidores com seu discurso e seus efeitos de sentidos. São propagandas e reportagens com imagens de belas modelos, apresentadoras e artistas tentando, de forma muitas vezes apelativa, intensificar a veracidade da informação. Diante dessas considerações, objetivamos analisar quais as estratégias que o discurso publicitário usa para seduzir o público feminino, que busca corpo e rosto perfeitos. Para a realização da análise, tivemos como fundamentos os estudos de pesquisadores da Análise do Discurso no Brasil, a saber: Orlandi (2010), Brandão (2004) e Fernandes, (2007). No que tange à publicidade e propaganda, beleza e cosméticos femininos, embasamo-nos nas teorias de Carvalho (1997), Pinto (1997), Vigarello (2006) e Sant‟Anna (2005). Percebemos que os discursos publicitários possuem uma linguagem verbal e visual que despertam a atenção do leitor/consumidor. São jogos imagéticos que seduzem o público a que se destina, despertando o interesse e o consumo de forma exagerada dos produtos de beleza.
Descrição: SILVA, F. A. D. Os efeitos de sentidos no discurso publicitário de cosméticos femininos. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15176
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinete Alves Diniz da Silva.pdf739.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.