Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15226
Título: Um olhar na ludicidade infantil
Autor(es): Andrade, Jordânia de Macêdo Ananias
Palavras-chave: Brincadeiras
Jogos
Desenvolvimento
Educação infantil
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança atendida na Educação Infantil. O desenvolvimento da criança deve ser conhecida para que as atividades lúdicas desempenhem não apenas o prazer da criança em brincar, mas desenvolva outras habilidades que são essenciais para o seu desenvolvimento integral como as áreas cognitiva, social, motora, e afetiva. Para a realização desse trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, abordando autores como Kishimoto (2001), Kramer (2006), Santos (2002) e outros que abordam concepções sobre a primeira infância e a objetividade da participação das crianças através da ludicidade, na qual o jogo e a brincadeira trazem para essa faixa etária importantes contribuições de sua identidade e autonomia. Utilizando os jogos e as brincadeiras no espaço escolar as atividades se tornarão mais agradáveis, prazerosas, para a criança. Essa criação de espaços e tempos para jogos e brincadeiras é uma tarefa importante do professor, pois cabe a ele planejar esse espaço. O professor precisa ter a consciência de que os jogos e as brincadeiras venham a ter uma intenção e um significado para aquela criança. Para Piaget (1998) o jogo é essencial na vida da criança. Ele ressalta três tipos de jogos: o jogo de exercício que é aquele que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos; o jogo simbólico, que satisfaz a necessidade da criança de não somente relembrar mentalmente o acontecimento, mas de executar a apresentação; e o jogo de regras que se dá através da interação de dois ou mais indivíduos. Portanto, entendemos que brincar é um direito fundamental de toda criança e cada uma deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Diante disso, cabe a escola oferecer oportunidades para a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Portanto, com o conhecimento teórico e prático sobre as fases de desenvolvimento infantil e o trabalho com as atividades lúdicas na Educação Infantil, pode-se analisar a importância e os benefícios para o desenvolvimento global da criança.
Descrição: ANDRADE, J. de M. A. Um olhar na ludicidade infantil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15226
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia de Macêdo Ananias Andrade.pdf450.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.