Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15229
Título: Dificuldades de leitura no quarto ano do ensino fundamental I
Autor(es): Ramos, Rafaela Batista
Palavras-chave: Leitura
Ensino-aprendizagem
Formação de leitores
Incentivo a leitura
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: O ato da leitura é imprescindível para formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade, permitindo o desenvolvimento de habilidades pertinentes à aquisição e ampliação de conhecimentos, o que faz com que o indivíduo exerça seu papel social com autonomia. Partindo desse pressuposto, é objetivo geral desde estudo investigar como os professores das turmas do 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas da Rede Municipal de Queimadas-PB lidam com as dificuldades encontradas no processo de leitura pelos alunos. Perscrutamos as práticas desenvolvidas pelo professor e a contribuição do ambiente escolar e da família na formação de um aluno leitor ativo. A Metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados, uma entrevista estruturada sob a forma de questionário. Para isso, utilizamos como principais aportes teóricos, Solé (1998); Freire (1984); Kleiman (2002); Soares (2000); Cagliari (1997), Soares (2016), entre outros. Não deixando de compreender a leitura como eixo central e fundamental no processo de ensino aprendizagem e na construção de indivíduos pensantes e colaboradores na sociedade em que estão inseridos. É importante destacar que é necessária a contextualização da realidade discente, ou seja, é preciso que a leitura esteja presente no cotidiano dessas crianças, de modo que ela se torne útil e prazerosa, e assim, se torne possível a construção de sentidos/significados, a partir do ato de ler. Algumas considerações são relevantes como: o ambiente escolar, o professor como incentivador, e as contribuições que a família pode oferecer em relação ao processo de ensino-aprendizagem, sendo estas fundamentais na formação do aluno leitor. No entanto, as dificuldades em relação à leitura são percebidas a partir de atividades negligenciadas por parte dos profissionais da educação devido à ausência de um trabalho significativo, uma correlação com a realidade. Diante disso, é possível observar que, se o docente promover um currículo voltado para práticas pedagógicas que envolvam os alunos e o contexto que cada um está inserido será possível a construção do conhecimento de uma forma significativa e contextualizada.
Descrição: RAMOS, R. B. Dificuldades de leitura no quarto ano do ensino fundamental I. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15229
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Batista Ramos.pdf478.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.