Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15242
Título: Gênero e diversidade sexual na educação infantil
Autor(es): Ayres, Jéssyca Milena Ferreira
Palavras-chave: Identidade de gênero
Educação infantil
Ludicidade
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar como a temática de Gênero e Sexualidade vem sendo abordada na Educação Infantil, a partir do relato de minha experiência, desenvolvida numa escola particular, localizada na cidade de Alagoa Grande/PB que atende apenas a Educação Infantil. A turma que lecionava era o Pré II (alunos/as entre 5 e 6 anos) no ano de 2016. A partir das minhas lembranças do que observei e desenvolvi em sala de aula, buscarei refletir sobre os conflitos e as diferenciações das brincadeiras de crianças que se estabeleceram na comunidade escolar. A discussão trará alguns conceitos sobre gênero, sexualidade, identidade e a construção social da identidade de gênero para uma melhor compreensão sobre o tema e sua importância para quebrar alguns paradigmas que se permeiam no cotidiano escolar. Abordaremos a importância da inserção de gênero e sexualidade na formação dos professores (as) trazendo minhas experiências do dia a dia no âmbito escolar. Pois, percebe-se que diante do contexto sócio-histórico é preciso repensar no que produz certas relações de poder e como essas relações influenciam na construção das identidades de gênero. Por isso, é de suma importância e responsabilidade que o professor (a) repense sua prática, no sentido, de eliminar qualquer tipo de estereótipos, para que o aluno (a) compreenda que cada um (a) tem sua especificidade e precisa ser respeitada, contribuindo, assim, para uma sociedade mais igualitária.
Descrição: AYRES, J. M. F. Gênero e diversidade sexual na educação infantil. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15242
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jéssyca Milena Ferreira Ayres.pdf758.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.