Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15260
Título: Crenças de uma professora de inglês sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos surdos
Autor(es): Borges, Raema Almeida
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Aluno surdo
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: A partir dos anos 90, a inclusão social ganha mais força no Brasil e no mundo através de leis como: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Salamanca, a Constituição Brasileira e etc. Apesar disso, o Brasil enfrenta atualmente grandes problemas em relação à educação inclusiva surda, como, por exemplo: a pouca quantidade de professores que falam a língua de sinais, á falta de recursos e metodologias específicas para esses alunos, ainda se constata a falta de preparação dos profissionais da educação em relação a esse assunto devido à má formação, falta de interesse e a falta de capacitação. A falta de conhecimento do professor sobre o aluno surdo, que é diferente, não favorece a prática de um ensino inclusivo que tratam todos a cada um. Diante desta realidade, este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de uma professora de inglês identificadas através de uma entrevista formal gravada a fim de analisar as possíveis implicações e causas dessas crenças no contexto de ensino-aprendizagem de LI em uma escola inclusiva de Campina Grande-PB – onde a professora trabalha - com a presença de um intérprete e um aluno surdo. A pesquisa é um estudo de caso e qualitativa, pois parte da análise de um caso real de uma professora que narra e comprova a nossa hipótese de que a falta de formação e de aprofundamento teórico corrobora para a influência de crenças que auxiliam para prática de um ensino não-inclusivo, mas partindo do pressuposto de que a experiência da professora auxilia na obtenção dos conhecimentos relacionados ao aluno surdo, mas que por si só não resolve a questão da inclusão de surdos no Brasil. Para isso, nos apoiaremos nos teóricos que dissertam acerca da educação surda (GESSER, 2006); (CAMPOS, 2008); (CAMPELO, 2007); (SKLIAR, 1997), sobre crenças (BARCELOS e ABRAÃO, 2006); sobre ensino-aprendizagem (SOUZA e LOPES, 2009). (OLIVEIRA E PAIVA, 2009), dentre outros.
Descrição: BORGES, R. A. Crenças de uma professora de inglês sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos surdos. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15260
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raema Almeida Borges.pdf43.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.