Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, José Erisvando de-
dc.date.accessioned2018-02-08T16:17:46Z-
dc.date.available2018-02-08T16:17:46Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.otherCDD 371.11-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15280-
dc.descriptionSOUSA, J. E. de. O relato de uma experiência e os desafios da prática pedagógica. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência sobre a minha prática docente e descrever a caracterização dos sujeitos e da escola em que trabalho na zona rural, do município do Riachão do Bacamarte. A escola foi criada a partir da necessidade da comunidade em querer que seus filhos tivessem acesso a escola e pudessem desenvolver seus estudos próximos de casa. Ela tem uma estrutura física regular, as pessoas que compõem o quadro de funcionário têm uma boa relação entre si, demonstram algumas atitudes de solidariedade, troca de conhecimentos que são usados na organização da prática pedagógica e na formação do docente. A escola tem um Projeto Político Pedagógico que foi construído pelo conjunto de professores, equipe técnica, funcionários e comunidade da escola que é colocado em prática no cotidiano escolar. No relato da minha experiência docente ficaram marcadas as dificuldades e desafios encontrados e enfrentados quase que cotidianamente, na prática pedagógica. A formação foi algo, que ajudou muito na prática docente, bem como o diálogo com os alunos. Trabalhar a partir da necessidade da turma foi enriquecedor para o docente e discentes. O exercício da memória para produzir este artigo foi igualmente desafiante, pois foi um ir e vir, um vai e volta, tanto pelas lembranças, como pela dinâmica de trabalho com a orientação. Muitos desafios foram vividos no cotidiano da minha prática pedagógica, pois iniciei o trabalho quase sem formação e, na prática, fui aprendendo a ser professor. A formação que adquirida ao longo do caminho ajudou muito a enfrentar as dificuldades e acredito, que o sentimento que vivencio hoje é de aprendizado e desejo de continuar estudando, para fazer um trabalho bom com meus alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Margarete Maria Melopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO relato de uma experiência e os desafios da prática pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Erisvando de Sousa.pdf446.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.