Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15308
Título: Literatura e cinema: um estudo sobre Hannibal Lecter, de Thomas Harris e a construção da personagem no cinema e série
Autor(es): Silva, Wellington Ferreira da
Palavras-chave: Análise literária
Cinema
Literatura
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Criado pela imaginação de Thomas Harris, Dragão Vermelho é considerado umas das melhores obras de suspense e terror psicológico. Desde que foi escrito, em 1981, a história de Hannibal Lecter e seus crimes de assassinatos e canibalismo tem sido constantemente adaptadas em diferentes mídias, nas quais se destaca o cinema, onde podemos ver a personagem em várias versões. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil de Hannibal apresentado na obra original, mimetizando-o com suas versões cinematográficas criadas nos últimos trinta anos. Para inserir diferentes períodos do cinema, selecionamos três adaptações renomadas: Manhunter de Michael Mann (DEG, 1986); Red Dragon de Brett Ratner (Universal Pictures, 2002); e Hannibal de Bryan Fuller (NBC, 2013-2015). Esta análise se fundamenta nas contribuições de Robert Stam, em Teoria e Prática da adaptação: da fidelidade á intertextualidade (2006), que expõe e desconstrói a ideia de fidelidade, bem como em operações Inter semióticas desenvolvidas por João Batista Brito em Texto Literário e Filme: como ler o confronto? (2006). A partir dessa teoria, analisamos como a personagem foi abordada nesse novo tipo de mídia comparando com a obra e com toda a complexidade de Hannibal Lecter, criado e proposto por Thomas Harris.
Descrição: SILVA, W. F. da. Literatura e cinema: um estudo sobre Hannibal Lecter, de Thomas Harris e a construção da personagem no cinema e série. 2017. 48 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15308
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Ferreira da Silva.pdf9.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.