Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15324
Título: Posição autoral e historiografia no romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis
Autor(es): Farias, Tamires Nayara
Palavras-chave: Romance
Autoria feminina
Historiografia
Análise do discurso
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: A presente pesquisa analisa uma das obras de Maria Firmina dos Reis, Úrsula (1859), destacando a figura do negro e da mulher e a forma como estas personagens são descritas na narrativa. A voz das personagens negras são colocadas em pé de igualdade às demais personagens brancas, assim, a autora localiza o negro e a mulher como centro da narrativa e parte decisiva na construção do Romance, desafiando, dessa maneira, o patriarcado oitocentista. O estudo se concentrou no modo como o romance fora recebido à época de sua publicação, dando visibilidade à escritora por esta romper com os ideais dos senhores da terra, configurando-se como uma voz abolicionista, muito à frente de sua época.
Descrição: FARIAS, T. N. Posição autoral e historiografia no romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15324
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires Nayara Farias.pdf7.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.