Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15338
Título: La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le
Autor(es): Lima, Waldileny de Oliveira
Palavras-chave: Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Prática docente
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Ao longo dos anos, vários dispositivos tecnológicos foram desenvolvidos e continuam a desenvolver-se com o objetivo de possibilitar melhorias nos processos educacionais, integrando aulas mais atraentes e entre outros. Entre eles está o quadro negro ou lousa e seus sucessores. O foco deste estudo é refletir sobre a evolução do quadro negro e seus sucessores, precisamente a lousa digital interativa, bem como investigar seu potencial de uso e suas contribuições para o ensino/aprendizagem de E/LE no processo educacional. O método de pesquisa utilizado foi uma abordagem qualitativa de caráter explicativo com entrevistas semiestruturadas. Sobre o conteúdo abordado utilizamos diferentes teorias da aquisição da linguagem: Krashen (1983), Skinner (1953), Vygotsky (1978) e Chomsky (1998); como fontes importantes sobre o uso da lousa digital interativa: González (2012), Levy (2002), Nakashima (2007) e Amaral (2007), além de pesquisa bibliográfica, contando como principais fontes de pesquisa os livros: "Tecnologias para aprender" de Carla Viana Coscarelli (org). , (2016), "Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais" de Carolina Cavalcanti Bezerra (org.), (2016) e "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" por Lilian Bacich (org.) (2015). Cuja fundação permitiu abordar questionários entre professor e estudantes da educação fundamental II, sobre o assunto proposto: o quadro digital interativo.
Descrição: LIMA, W. de. O. La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15338
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - WALDILENY DE OLIVEIRA LIMA.pdf14.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.