Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15377
Título: Crescimento inicial de mudas de pimentão sob doses de biofertilizante e fontes de matéria orgânica
Autor(es): Dantas, Ériton Eriberto Martins
Palavras-chave: Adubação Orgânica
Agroecologia
Horticultura
Data do documento: 19-Fev-2018
Resumo: A utilização de matéria orgânica melhora a liberação de nutrientes, aumenta a fertilidade e melhora a estrutura do solo, além do que a maioria das culturas hortícolas responde muito bem a adição de matéria orgânica, cujos efeitos favoráveis estão relacionados a crescentes produtividades. Portanto, objetivou-se nesse trabalho avaliar o crescimento inicial de mudas de pimentão All Big com doses de biofertilizante e fontes de matéria orgânica, tendo em vista a produção de dados para orientar pequenos e médios horticultores do semiárido brasileiro, região nordeste, que tenham interesse no cultivo de pimentão como alternativa sustentável, rentável, retorno econômico e introduzir a agricultura orgânica em suas propriedades. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Conceição, situada no município de Belém do Brejo do Cruz-PB, adotando o delineamento inteiramente casualizado (DIC), num fatorial 4 x 2, constituído por quatro doses de biofertilizante (D1=0 ml; D2= 5 ml; D3= 10 ml; D4= 15 ml/planta) em duas fontes de matéria orgânica, esterco bovino (F1) e esterco ovino (F2), com quatro repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. Avaliaram-se as seguintes variáveis: Altura de Planta (AP), Número de Folhas (NF), Diâmetro do Caule (DC), Área Foliar Unitária (AFU) e Área Foliar da planta (AFP), conclui-se que as doses de biofertilizante afetaram de forma significativa todas as variáveis analisadas AP, NF, DC, AFU e AFP. Já as fontes de matéria orgânica, exerceram significância estatística apenas para a AFU.
Descrição: DANTAS, E. E. M. Crescimento inicial de mudas de pimentão sob doses de biofertilizante e fontes de matéria orgânica. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15377
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ériton Eriberto Martins Dantas.pdf4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.