Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15443
Título: Resiliência e envelhecimento: Um olhar de possibilidades à luz da logoterapia
Autor(es): Maciel, Jéssica Félix
Palavras-chave: Logoterapia
Resiliência
Sentido de vida
Envelhecimento
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O presente artigo propõe averiguar a relação entre a resiliência e o sentido de vida, perante o envelhecimento humano, sob a ótica de mulheres acima de 60 anos. A pesquisa foi realizada na Universidade Aberta à Maturidade – UAMA. A mesma é direcionada a alunos (as) idosos (as), com idade a partir de 60 (sessenta) anos. Parte-se da concepção de que envelhecer torna- se um processo que envolve grandes experiências, sejam positivas ou negativas, e através da resiliência pode-se compreender como o idoso, diante de tais situações negativas encontram sentido para sua vida. A amostra dessa pesquisa é composta de 12 mulheres com idades entre 60 (sessenta) e 80 (oitenta) anos, alunas da UAMA; e a metodologia proposta é um estudo qualitativo, utilizando questionário sócio-demográfico, e de entrevista semi-estruturada que foram analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Nos resultados, o estudo demonstrou que a partir do discurso das alunas é possível perceber uma relação entre resiliência e sentido de vida, evidenciando a importância do suporte familiar e religioso, como também da UAMA para superação das adversidades que surgem no decorrer do envelhecimento, demonstrando assim, que a vida sempre tem sentido independente das circunstâncias que o ser humano esteja vivendo.
Descrição: MACIEL, J. F. Resiliência e envelhecimento: Um olhar de possibilidades à luz da logoterapia. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15443
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Félix Maciel.pdfPDF - Jéssica Félix Maciel8.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.