Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1545
Título: Balanço social: uma análise da responsabilidade social em empresas esperancenses
Autor(es): Fernandes, Aline Araújo
Palavras-chave: Balanço Social
Responsabilidade Social
Contabilidade Social
Data do documento: 13-Ago-2013
Resumo: Atualmente a responsabilidade social empresarial tem sido bastante discutida e vem ganhando cada vez mais visibilidade. As empresas por uma questão ética e moral, ou até mesmo para preservação de imagem, procuram atuar com uma visão além do próprio lucro. Questões como geração de emprego e renda, desenvolvimento da localidade onde estão inseridas, ações sociais, entre outras atitudes socialmente responsáveis vem sendo desempenhadas por estas empresas. A contabilidade como principal meio de informações sobre os recursos e aplicações das entidades se adequou a esta nova visão criando uma ferramenta denominada Balanço Social. Fornecedores, clientes, colaboradores, investidores, entre outros, foram classificados como usuários desta demonstração. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo conhecer a visão das maiores empresas da cidade de Esperança - PB sobre Responsabilidade Social, enquanto clientes e fornecedores e se os mesmos utilizam a informação contábil nesse processo. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se a pesquisa exploratória-descritiva, com a utilização de estudos de multicasos com as maiores empresas na cidade de Esperança - PB. Quanto aos resultados da pesquisa observou-se que as empresas esperancenses demonstraram interesse nas informações contidas em um Balanço Social e poderiam ser consideradas usuárias do Balanço Social, quando conhecedoras deste.
Descrição: FERNANDES, A. A. Balanço social: uma análise da responsabilidade social em empresas esperancenses. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1545
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Araújo Fernandes.pdfAline Araújo Fernandes430.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.