Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15484
Título: A utilização da realidade aumentada como auxílio aos professores em sala de aula
Autor(es): Nascimento, Jonatha Lisboa Galvão do
Palavras-chave: Realidade aumentada
Recursos didáticos
Ferramentas pedagógicas
Data do documento: 1-Fev-2018
Resumo: Trata-se de um estudo bibliográfico visando descobrir - e depois analisar - algumas ferramentas de Realidade Aumentada, que podem ser utilizadas como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Aumentada pode se constituir como um relevante recurso pedagógico no campo da educação escolar, modificando as práticas que se desenvolvem nesse espaço, de forma significativa, visto que a Realidade Aumentada tem o potencial de diminuir a distância do objeto virtual que está sendo exibido, proporcionando aos alunos uma sensação de algo concreto. Com efeito, realizamos um levantamento das ferramentas que consideramos interessantes para a utilização em sala de aula e consequentemente o desenvolvimento de materiais com Realidade Aumentada no ensino, proporcionando atratividade ao aluno, fugindo um pouco dos padrões educacionais convencionais, em que o professor fala e o aluno ouve. Procuramos, também, identificar as limitações de cada ferramenta, requisitos e utilização de cada uma delas no processo de aprendizagem em sala de aula. Por fim, elencamos os desafios que a Realidade Aumenta impõe a educação nos dias atuais. Metodologicamente, partimos da pesquisa bibliográfica para elaborar o referencial teórico sobre as toolkits existentes. O estudo apontou um número de cinco (5) toolkits de Realidade Aumentada, quais sejam: Artoolkit, FLARAS, SACRA, AUMENTATY e Aurasma. Como desdobramento, apresentamos os dados em quadros comparativos construídos a partir de requisitos. A análise dos dados nos permitiu inferir que a toolkit Aurasma é a que apresenta o maior número de requisitos essenciais à inserção da Realidade Aumentada como recurso didático. Ademais, a partir da análise das toolkits foi possível perceber a importância em dar abertura de informações sobre cada toolkit estudada aos professores, possibilitando acesso às tecnologias de forma a estimular o usa da Realidade Aumentada em sala de aula.
Descrição: NASCIMENTO, J. L. G. do. A utilização da realidade aumentada como auxílio aos professores em sala de aula. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15484
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento.pdfPDF - Jonatha Lisboa Galvão do Nascimento11.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.