Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15605
Título: A análise do discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
Autor(es): Almeida, Henrique Firmino de
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)
Gêneros textuais
Artigo científico (Área Pedagogia)
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho objetiva indiciar uma análise com base em categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sóciodiscursivo, ISD. Para isso, foi constituído um corpus de 10 artigos científicos publicados em anais de congressos da área de Pedagogia. À luz de teorias que postulam “atividades de linguagem, textos e discursos”, desenvolvimento humano e o agir nos discursos (BRONCKART, 1999; 2006; 2008), como também, das contribuições de importantes pesquisadores no Brasil (CRISTOVÃO, 2008; PINTO, 2007, COUTINHO, 2007; PEREIRA, 2009, 2012, 2014) que destacam a importância do ISD como uma teoria necessária para pesquisas em linguagem, em relação à análise, reflexão e descrição dos gêneros textos, como também, no âmbito de formação de professores de língua [estrangeira], debruçamo-nos diante dos escritos, e observamos os aspectos linguístico- enunciativos referentes à produção do gênero em relevo. Em análise, observamos características linguísticas inerentes aos pré-construídos (artigos da área de pedagogia) que são permissivas à observância de aspectos discursivo em gêneros de textos. A área de Pedagogia convida-nos a pensar como são construídos aspectos como conteúdo temático, mobilização do discurso teórico e como o contexto de produção influencia na organização dos mundos discursivos. À guisa de conclusão, podemos afirmar que o tratamento discursivo no contexto de produção textual da área de pedagogia engloba elementos que vão desde os tipos de discursos a outras formas de planificação e plano geral do gênero, que, segundo Bronckart (2014) corresponde à camada mais profunda da arquitetura textual alicerçada pelas atitudes de locução manifestadas na interface entre o mundo de pessoa e as coordenadas dos mundos sociais, estruturação sequencial e linear do texto e a organização do conteúdo temático. conhecimento especifidade conferida ao ato de expor no referido contexto composicional.
Descrição: ALMEIDA, H. F. A análise do discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo . 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15605
ISSN: CDD 410
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Firmino de Almeida.pdfPDF - Henrique Firmino de Almeida4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.