Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15697
Título: O bilinguismo como metodologia para a inclusão de surdos na escola e na sociedade
Autor(es): Silva, Erlany Gomes da
Palavras-chave: Inclusão
Bilinguismo
Surdo
Data do documento: 13-Mar-2018
Resumo: O processo de inclusão do surdo na sociedade e no âmbito escolar vem avançando com a utilização do bilinguismo nas escolas, pois a educação bilíngue tem por finalidade desenvolver duas línguas: a LIBRAS como a língua natural do surdo e a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Desta forma, o bilinguismo provém da convivência e da aceitação com a diversidade, buscando incluir e promover as capacidades cognitivas e linguísticas do indivíduo surdo, permitindo-lhe bons resultados no setor educacional e social. O objetivo deste trabalho é discutir possibilidades para o crescimento da educação bilíngue como aceitação da diversidade linguística e social do indivíduo surdo. Com relação à base teórica os principais autores que nortearam esse estudo foram: Mantoan (2003), Goldfeld (2002), Quadros (1997) e Lima (2015). A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, pois propôs uma reflexão sobre fatos sócio-históricos acerca do avanço da educação bilíngue para a inclusão social de alunos surdos. Com isso, podemos concluir que o bilinguismo funciona como método mais simples e eficaz no processo inclusivo do surdo, tendo em vista que a utilização dessa abordagem contribui de forma ampla e positiva para que o surdo possa estar incluído de maneira efetiva na sociedade e na escola.
Descrição: SILVA, E. G. da. O bilinguismo como metodologia para a inclusão de surdos na escola e na sociedade. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15697
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erlany Gomes da Silva.pdf7.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.