Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15715
Título: A exclusão da ginástica na escola
Autor(es): Monteiro, Allan Iensen Medeiros
Palavras-chave: Ginástica
Educação Física
Educação Física Escolar
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Este estudo pretende identificar as causas da “exclusão da ginástica na escola” e propor uma discussão sobre a importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, com intuito de mostrar a sua importância não apenas na hora do aquecimento, do alongamento, dos exercícios exclusivos, mas como conteúdo que participa na formação dos alunos, permitindo novas experiências. Para tanto, levantou-se a seguinte problematização: A ginástica, enquanto um conteúdo da Educação Física, está sendo tratada na escola?Podemos perceber que o conteúdo ginástico está entrando em esquecimento por parte dos professores devido à falta de interesse por essa área, dando destaque ao conteúdo esporte (futsal, voleibol, basquete, handebol e outros).Com base nesta interrogativa, foi utilizadacomo metodologia do trabalho a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa a partir da análise de artigos referentesà ginástica escolar, retirados de revistas científicas como: Pensar a prática, motrivivência, Revista Motriz, Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a revista Movimento.Partindo destes pressupostos, percebeu-se que os professores de Educação Física seguem a tradição do conteúdo esporte como conteúdo da Educação Física no âmbito escolar, desta forma se acomodando nesta problemática.
Descrição: MONTEIRO, A. I. M. A exclusão da ginástica na escola. 2017. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15715
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Iensen Medeiros Monteiro.pdfPDF - Allan Iensen Medeiros Monteiro3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.