Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Paula | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-26T15:23:53Z | - |
dc.date.available | 2018-03-26T15:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15950 | - |
dc.description | PEREIRA, A. P. Tecnologia na educação: era digital no contexto escolar e prática na aula de língua inglesa. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Todas as pessoas do século atual estão inseridas, direta ou indiretamente, na Era Digital, período em que a realidade online e a off-line estão praticamente integradas. Tornou-se natural o uso diário dos recursos da tecnologia digital disponíveis em todos os contextos sociais, desde as relações pessoais aos contextos profissionais e de aprendizagem. Mas a dificuldade tem sido compreender como inserir os elementos da tecnologia digital no contexto escolar de forma coesa aos objetivos do processo de ensino/aprendizagem. Para alcançar este objetivo propôs-se a análise da atual situação dentro de duas instituições de ensino: A Escola Estadual Desembargador Amaro Beltrão e a Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho, identificando os personagens da Era Digital. Como principal público das instituições de ensino na atualidade, tenta-se compreender como se comportam os Nativos Digitais, dialogando sua cultura ao contexto escolar. Além das teorias de Palfrey (2011), Chalita (2009), Rojo (2012) e outros, buscou-se entender a real situação dentro das escolas, dando voz aos professores a partir de uma pesquisa quantitativa, para identificar em que grupo da Era Digital os docentes se inserem, e qualitativa em que suas respostas foram dialogadas com a teoria demonstrando suas opiniões pessoais e práticas docentes, bem como a relação professor/aluno. Por fim foi relatado uma prática em que se obteve êxito na utilização do aplicativo whatsapp como ferramenta de aprendizagem em Língua Portuguesa, demonstrando que é possível a inserção sem perdas na aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Era digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Nativos digitais | pt_BR |
dc.subject | Relação professor/aluno | pt_BR |
dc.title | Tecnologia na educação: era digital no contexto escolar e prática na aula de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Pereira.pdf | PDF - Ana Paula Pereira | 6.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.