Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Alana Barros-
dc.date.accessioned2018-04-09T12:47:25Z-
dc.date.available2018-04-09T12:47:25Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.identifier.otherCDD 371.94-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16117-
dc.descriptionSANTOS, A. B. A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de caráter descritivo apresenta natureza qualitativa, utilizando-se da observação e questionários direcionados às professoras que trabalharam e/ou trabalham com crianças autistas. É de suma importância conhecer o autismo para que, assim, possamos realizar um bom trabalho com nossas crianças autistas, permitindo que as mesmas se desenvolvam e sejam autônomas e capazes de atuarem na sociedade como os sujeitos típicos. Caracteriza-se como um estudo de caso sendo a amostra composta pela criança autista e duas professoras que trabalharam com ela em sala de aula regular. O presente trabalho possui como objetivo geral: analisar a inclusão de uma criança autista dentro de uma sala regular em uma escola particular do município de Campina Grande-PB, mostrando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Além desse intuito central, buscamos analisar os métodos utilizados em sala de aula pelos docentes para proporcionar o crescimento da criança autista em estudo, conhecer os desafios enfrentados pelos professores e identificar os conhecimentos desses em relação ao autismo. Para tanto, foi realizado uma observação de campo e a aplicação de questionário com professores, com o intuito de responder aos questionamentos e ter uma conclusão acerca do objetivo colocado acima. Os resultados indicaram que, mesmo com as dificuldades do cotidiano escolar, o menino autista observado apresentou avanços no seu desenvolvimento, bem como houve o processo de inclusão na sala regular, ficando carente a questão da aprendizagem. Diante disso, concluímos que para que haja sucesso na aprendizagem e desenvolvimento de autistas se faz necessário que nossas escolas tenham suporte para recebê-las, bem como professores capacitados para enfrentar os entraves do dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSala regularpt_BR
dc.titleA inclusão da criança autista na escola regular - estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Barros Santos.pdf11.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.