Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16155
Título: Mulheres de Timor-Leste: analfabetismo e subjetividade
Autor(es): Amaral, Isidoro
Palavras-chave: Análise do discurso
Analfabetismo
Subjetividade
Mulher timorense
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: Tendo em vista, a perspectiva teórica da Análise do Discurso - AD francesa desenvolvida por Michel Pêcheux, que recebeu influências tanto de Benveniste, quanto de Bakhtin, no que se refere ao sujeito discursivo e, sabendo também que ela é um entrelaçamento de áreas do saber como a história, a psicanálise e a linguística, buscou-se desenvolver um trabalho que se propôs refletir e analisar discursivamente o sujeito, enquanto ser subjugado diante de ideologias socioculturais que remontam tempos inexatos na história, e que se perpetuam até os dias atuais, calando a voz e, por consequência, a subjetividade de mulheres que não foram alfabetizadas. Dessa forma, buscou-se retratar a postura e direitos (e a falta deles) das mulheres timorenses, principalmente as que sofrem segregação por terem sido escolarizadas, e como esse fator é determinante no olhar que a sociedade lança sobre elas. Como embasamento teórico para a pesquisa tomou-se as bases conceituais de autores como Fernandes (2007), Fiorin (2008), Mazolla (2009), entre outros. Para tanto, foi utilizado um “corpus” composto com quatro imagens de mulheres com faixas etárias diferentes, mas sendo duas delas alfabetizadas e as outras duas analfabetas e, ainda, um depoimento de uma mulher de meia idade analfabeta, para analisar como as regras ideológicas impostas contribuem para sua realidade de inferiorização e estigmatização social.
Descrição: AMARAL, I. Mulheres de Timor-Leste: analfabetismo e subjetividade. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16155
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isidoro Amaral.pdf5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.