Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16249
Título: Pacto federativo-tributário e modelo de financiamento estatal: receitas tributárias e transferências constitucionais no estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Diego Barbosa da
Palavras-chave: Direito Tributário
Reforma Tributária
Políticas Públicas
Federalismo Tributário
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O modelo federativo, constitucionalmente adotado no Brasil, tem suscitado diversos questionamentos. Uma das principais indagações diz respeito à decisão política adotada na Constituição Federal de 1988 de atribuir competências materiais aos Estados sem a correspondente atribuição de competências tributárias necessárias à geração de recursos financeiros para o custeio das atividades públicas estaduais. A atribuição de encargos financeiros aos entes federados subnacionais superiores às receitas tributárias próprias resultou na necessidade de previsão das transferências constitucionais a fim de possibilitar a manutenção financeira desses entes. A situação do Estado da Paraíba é um reflexo da realidade brasileira: Estado-membro possui elevado grau de subdesenvolvimento industrial, mercado de trabalho extremamente limitado e notáveis restrições orçamentárias. Em decorrência disso evidencia-se, por um lado, a incapacidade financeira estadual na promoção de políticas públicas de combate a situações de pobreza, miséria, desemprego e de vulnerabilidade social; e, por outro, o distanciamento do poder central em relação aos problemas locais e regionais. A sociedade encontra-se à margem da gerência financeira do Estado e parece não ter consciência de que muito pouco pode fazer, nesta seara, pela construção de um futuro com menos desigualdade e pobreza. É necessário refletir sobre o modelo, a partir da premissa de que os objetivos da Constituição existem para serem cumpridos em todos os seus aspectos. Dentro deste contexto, o objetivo geral do trabalho foi mensurar a partir do modelo financiamento estatal previsto na Constituição de 1988, os dados referentes às receitas tributárias e as transferências constitucionais no Estado da Paraíba, bem como a relação destas com o crescimento do PIB, no recorte temporal de 1995 a 2015. A pesquisa teórico-empírica utilizou os métodos de procedimento histórico e comparativo. Para coleta de dados a pesquisa fez uso da técnica de pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: SILVA, Diego Barbosa da. Pacto Federativo-Tributário e modelo de financiamento estatal: receitas tributárias e transferências constitucionais no estado da Paraíba. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16249
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Barbosa da Silva.pdf7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.