Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16451
Título: A ambiguidade como gatilho provocador do riso: o discurso racista no gênero discursivo piada
Autor(es): Oliveira, Jayne Leal de
Palavras-chave: Linguística
Análise do discurso
Discurso racista
Preconceito racial
Data do documento: 1-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar no discurso humorístico, o discurso racista no gênero discursivo piada. Especificamente, procuramos verificar os fatores sócio-históricoculturais que marcam ideologicamente o preconceito camuflado no discurso humorístico, e ainda, revelar o preconceito racial através do fenômeno da ambiguidade, com o intuito de analisar os efeitos de sentidos encontrados nesse discurso, levando em consideração aspectos culturais e históricos. Buscamos desenvolver tal pesquisa utilizando como aparato teórico a Análise Dialógica do Discurso, proposta nos estudos de Bakhtin (2006), defendida por estudiosos como, Rodrigues (2007), Müller e Viotti (2005). Também tivemos as contribuições teóricas de Possenti (1998, 2001), por ser um pesquisador renomado no campo do discurso humorístico. Buscamos utilizar conhecimentos de cunho histórico já que perpassamos um olhar para a escravatura, indicando um provável surgimento do racismo nessa época, dessa forma, utilizamos as abordagens feitas pelo estudioso Andrade (1989), e outros estudiosos que contribuíram, de forma satisfatória, no embasamento teórico deste trabalho. Constatamos que é perceptível nesses discursos (humorístico e racista) que o preconceito racial tornou-se evidente e forte ao mesmo tempo, pois veiculam ideologias que ficaram fortemente marcadas na sociedade, desde a época da escravatura e que persistem até os dias atuais.
Descrição: OLIVEIRA, J. L. de. A ambiguidade como gatilho provocador do riso: o discurso racista no gênero discursivo piada. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16451
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jayne Leal de Oliveira.pdf14.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.