Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16488
Título: Teoria e prática docente em filosofia a partir do estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Jéssica Maria do Nascimento
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Docência
Data do documento: 2017
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Filosofia descreve em seu conteúdo os eventos e atividades relacionadas às experiências vividas no período de atividades de observação, planejamento e regência, durante as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, na cidade de Belém/PB. Tem o objetivo de fazer uma abordagem teórico-filosófica acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, trazendo para a discussão filósofos da educação, como Marilena Chauí e outros, buscando assim entender um pouco da implantação da Filosofia no ensino médio e suas dificuldades iniciais e contemporâneas. Utilizou-se o método qualitativo, para análise de conceitos e descrição da conjuntura que levou às dificuldades da inserção das aulas de Filosofia no ensino médio. Objetivou-se descrever as experiências tidas em sala de aula para posterior análise e discussões sobre novas metodologias para o ensino de Filosofia. Primeiramente foram apresentadas as características do espaço pedagógico analisado; em seguida, tratou-se sobre a implantação da Filosofia no ensino médio; por último foram feitas as reflexões sobre o estagio supervisionado em seus três momentos – Observação, Planejamento e Regência. Durante o estágio I, observamos o ensino através de múltiplos aspectos, partindo de uma visão social, atrás dos muros da escola, adentrando para uma visão escolar, onde deparamo-nos com diversidades culturais e hierárquicas convivendo em um mesmo lugar, garantindo muitas vezes a existência de um ciclo, onde o aluno torna-se professor, e por fim, uma visão pedagógica em torno da Filosofia, compreendendo a necessidade e, muitas vezes, a dificuldade de lecionar esta matéria. No II estágio pudemos nos ater à produção de planos de aula vinculados às peculiaridades e necessidades de cada turma, de forma que a produção baseada na análise prévia se apresentasse de modo mais atrativo aos anseios dos educandos. Por fim, no estágio III, colocamos em prática o resultado do planejamento baseado na observação, alcançando o objetivo esperando, qual seja, o envolvimento dos discentes com a disciplina. Concluímos que a implantação do ensino de Filosofia no ensino médio é resultado de muitas discussões, e que muitas dificuldades ainda hoje permeiam as escolas e os profissionais, refletindo no ensino e aprendizagem dos alunos, sendo necessário uma maior dedicação, por parte dos docentes, para mostrar a importância desta disciplina.
Descrição: SILVA, J. M. do N. Teoria e prática docente em filosofia a partir do estágio supervisionado. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14552
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16488
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Maria do Nascimento Silva.pdfPDF - Jéssica Maria do Nascimento Silva998.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.