Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16491
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodriguês, Géssica Araújo | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:45:06Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T15:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.other | CDD 100 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14555 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16491 | - |
dc.description | RODRIGUÊS, G. A. Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a importância da filosofia na formação cidadã. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente trabalho, que visa á preparação para o trabalho efetivo dos educadores. É um momento importante para os estudantes dos cursos de licenciaturas, porque possibilita ao estagiário maior compreensão das atividades realizadas numa sala de aula e sua relação com sociedade na qual a escola está inserida. Nosso Estágio Supervisionado I, II e III em Filosofia realizou-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Aníbal Moura, localizado no bairro Ponta de Mato em Cabedelo – PB e teve como objetivo analisar a importância do ensino de Filosofia para a formação do cidadão a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Nesse mesmo tempo, também se observou a relação professor-aluno, com ênfase no conhecimento prévio dos discentes do ensino médio em relação à disciplina de filosofia e os benefícios que ela traz para o exercício da cidadania. Para tanto, procuramos mostrar a importância do ensino de filosofia, enquanto instância de promoção do ser humano por meio da ação reflexiva, que resulta num exame crítico de suas convicções, conceitos e preconceitos e de suas crenças. A metodologia empregada para a sua realização se deu por meio do método de observação de aulas num primeiro momento, e num segundo, a realização do estágio docente com aulas regenciais nas turmas do Ensino Médio. Diante de tudo que foi vivenciado nessa etapa formativa, pudemos perceber a importância do estágio na formação docente, porque, ao mesmo tempo em que enriquece a ação do futuro docente, possibilita a ampliação da consciência da relevância de sua tarefa frente aos desafios que se colocam na efetivação de um processo formativo que tem na cidadania plena um dos seus pilares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Janduí Evangelista de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a importância da filosofia na formação cidadã | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Géssica Araújo Rodriguês.pdf | PDF - Géssica Araújo Rodriguês | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.