Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16493
Título: Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a prática pedagógica do professor de filosofia e a relação dos alunos com a componente
Autor(es): Sousa, Carlos Geraldo de Oliveira
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Metodologia de ensino
Data do documento: 2017
Resumo: O Estágio é uma das experiências que oportuniza aos acadêmicos um crescimento pessoal e profissional, pois o mesmo propício conhecimentos que ajudarão aos futuros profissionais a lhe darem com a tarefa de construir práticas pedagógicas, que sejam efetivadas no cotidiano profissional, além de ser um preparo para que tenhamos bons professores qualificados com formações adequadas para o mercado de trabalho. Este Estágio Supervisionado I tem por finalidade desenvolver um estudo a cerca das Reflexões de como está sendo as aulas de Filosofia e as práticas pedagógicas dos Educadores. Onde buscamos entender que a Docência e o ensino é um dos meios de inserir todos no processo educacional, uma vez que o ensinar e aprender no espaço escolar devem dar significado aos indivíduos que estão inseridos na dinâmica da sala de aula, a escola deve preparar o homem como um ser crítico, autônomo e cidadão para enfrentar a realidade do mundo e da sociedade. Através deste trabalho teórico buscaremos entender a Educação como um marco que vai se construindo através das relações interpessoais e das práticas de ensino, buscando diretrizes que venham compreender á ação de ensinar como uma forma de transformação social. Por vez não devemos esquecer que este relatório de estágio, está sendo usado uma metodologia do qual se dá através de observações, ou seja, aula campo, com o intuito de verificar como ocorrem as aulas de Filosofia no ambiente escolar do qual foi utilizado como instrumento de observação para melhor desenvolvimento teórico deste trabalho que está sendo desenvolvido. Assim, não podemos esquecer o papel fundamental que a escola enquanto instituição tem, oportunizando aos alunos de forma inclusa de se desenvolverem, com suas qualidades e competências dos conhecimentos adquiridos durante todo o seu processo de amadurecimento. Por fim considero o estágio uma ferramenta importante, uma vez que nesta oportunidade, tive o privilégio de reviver e reconstruir conhecimentos acerca da prática pedagógica do professor e a relação dos alunos com os conhecimentos.
Descrição: SOUSA, C. G. de O. Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a prática pedagógica do professor de filosofia e a relação dos alunos com a componente. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14557
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16493
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Geraldo de Oliveira Sousa.pdfPDF - Carlos Geraldo de Oliveira Sousa1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.