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dc.contributor.authorBrandão, Anderson de Almeida
dc.date.accessioned2018-04-25T15:45:10Z-
dc.date.available2018-04-25T15:45:10Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.otherCDD 100
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14545
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16500-
dc.descriptionBRANDÃO, A. de A. Relatório final de estágio supervisionado de filosofia: o professor como mediador do debate filosófico em sala de aula. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr em uso” conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. O presente relatório de Estágio Supervisionado II em Filosofia descreve em seu conteúdo os eventos e atividades relacionadas às experiências vividas durante o período de observação que aconteceu no Liceu Paraibano. E faz também uma abordagem teórico-filosófica acerca da importância do ensino de filosofia para a formação do cidadão. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada no campo de estágio de uma escola da rede pública do Estado da Paraíba. Utilizando-se de recursos como a observação, entrevistas escritas e orais e diálogos informais. Ele é resultado do trabalho desenvolvido no Componente Curricular Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, durante o primeiro semestre de 2016, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise de aulas de filosofia em turmas do ensino médio, tendo como referencial teórico de análise Lorieri (2002), Pimenta e Lima (2004), Sônia Campaner (2012), Lídia Maria Rodrigo (2014) e Antônio Joaquim Severino (2002). Contudo o estágio contribuiu na formação essencial para métodos educativos, centrados nas experiências vividas. Através das observações e entrevistas realizadas, verificamos que a disciplina filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Janduí Evangelista de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleRelatório final de estágio supervisionado de filosofia: o professor como mediador do debate filosófico em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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