Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16502
Título: Educação em ação: teoria e prática em filosofia no ensino médio
Autor(es): Lima, Maria Elza Belarmino dos Santos
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Estágio supervisionado
Data do documento: 2017
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela acadêmica Maria Elza Belarmino dos Santos Lima, no seu estágio curricular obrigatório supervisionado, realizado como requisito parcial para conclusão do Curso de Filosofia, da Universidade Estadual da Paraíba, bem como a relação aluno/professor no processo ensino-aprendizagem. Mostra que através de filósofos que pensaram em Educação, desenvolve-se no texto argumentos que põe em evidência a atual situação do ensino de Filosofia, com sugestões que apontam para uma atividade filosófica apoiada em uma proposta de ensino de Filosofia que trabalhe conceitos e temas como forma de colaborar para a educação real do cidadão. A Filosofia, como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou e tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas. em evidência a atual situação do ensino de Filosofia e ainda põe sugestões que apontariam para uma atividade filosófica que estivesse apoiada naquilo que a Filosofia de fato é especialista, que seja criar conceitos, uma proposta de um ensino de Filosofia que trabalhe conceituação como forma de colaborar para a educação real do cidadão. Pois, a Filosofia como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas. Após quase 40 anos, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do ensino médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. A medida tornou obrigatório o ensino das duas disciplinas nas três series, do ensino médio que haviam sido banidas do currículo em 1971 e substituídas por Educação Moral e Cívica. Através das observações e atividades realizadas, verificamos que a disciplina Filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006).
Descrição: LIMA, M. E. B. dos S. Educação em ação: teoria e prática em filosofia no ensino médio. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14547
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16502
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elza Belarmino dos Santos Lima.pdfPDF - Maria Elza Belarmino dos Santos Lima1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.