Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTargino, Andrêssa Maiara Torres-
dc.date.accessioned2018-04-26T16:41:59Z-
dc.date.available2018-04-26T16:41:59Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.issnCDD 808.066-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16513-
dc.descriptionTARGINO, A. M. T. A argumentação em redações do ENEM-2015. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, norteado pelas questões de pesquisa Que marcas linguístico-discursivas caracterizam a argumentação em redações do ENEM-2015? Que impacto as marcas identificadas causam na configuração do texto dissertativo-argumentativo?, objetiva investigar as estratégias argumentativas em redações do ENEM-2015. E, de modo mais específico: i) identificar as marcas linguísticas da argumentação no texto dissertativo-argumentativo; ii) analisar os níveis de argumentação presentes; e iii) discutir sobre o impacto das marcas linguísticas na configuração do texto dissertativo-argumentativo. Para tanto, fundamenta-se nos conceitos de Koch (2015; 2009; 2004; 2003; 1984), Koch e Elias (2016) sobre texto e argumentação, bem como no que indica a Cartilha do Participante do ENEM 2017 sobre a prova de redação utilizada no exame. Para a sistematização da pesquisa, segue-se procedimentos científicos de base qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e abordagem analítica oriundos da pesquisa documental (SEVERINO, 2007), tendo por corpus um conjunto de redações com atribuição de nota 1000, da edição de 2015 do ENEM. Os resultados alcançados indiciam que para a construção da argumentação, foi identificada a ocorrência de marcas linguístico-discursivas que enunciam argumentos do tipo: causa e consequência; contra-argumentação e argumento mais forte. Ao que parece, o candidato produtor, a fim de persuadir o leitor, corretor, do seu texto, e obter pontuação máxima, recorre a operadores argumentativos como recurso para selecionar, organizar e relacionar fatos em defesa da opinião a respeito do tema contemplado, além de revelar a sua atitude perante o assunto do seu texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipHermano Aroldo Gois Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.titleA argumentação em redações do ENEM-2015pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrêssa Maiara Torres Targino.pdfPDF - Andrêssa Maiara Torres Targino573.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.