Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16515
Título: A poesia de Jessier Quirino: a variação que vemos e a variação que esquecemos de ver
Autor(es): Melo, Fabiana Pinheiro de
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Jessier Quirino
Identidade nordestina
Poesia
Data do documento: 25-Abr-2018
Resumo: O presente artigo, motivado pelas questões de pesquisa. Como a variação linguística aparece nos poemas de Jessier Quirino? Como a poesia de Jessier Quirino se apropria da variação linguística como elemento estruturador? Tem por objetivo: investigar os tipos de variação linguística presentes nos poemas de Jessier Quirino, a fim evidenciar as marcas da oralidade e da identidade cultural do Nordeste brasileiro. E, de modo específico, i) Analisar, especificamente, as variações linguísticas características do falar nordestino; ii) identificar as marcas da oralidade presentes nos textos literários em análise; e iii) possibilitar uma reflexão em torno do preconceito linguístico em relação ao léxico utilizado pela população interiorana. Para tanto, adota os procedimentos metodológicos de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e a sistematização da pesquisa documental (SEVERINO, 2007), tendo por corpus poemas do artista Jessier Quirino. A análise dos dados fundamenta-se nas contribuições de Bortoni-Ricardo (2004) e Mollica (2015) sobre a abordagem sociolinguística, bem como em Ilari e Basso (2009), Bezerra (2013) e nos Parâmetros Curriculares de Ensino de Língua Portuguesa (1998) sobre o tratamento da variação linguística. Os resultados desta investigação indicam que o poeta apropria-se do fenômeno da variação para evidenciar a fala nordestina, valorizando a cultura do nordestino, revalorizando os dizeres, a sabedoria popular e o humor, que na maioria das vezes, são vistos como motivos de vergonha pelos próprios nordestinos.
Descrição: MELO, F. P. A poesia de Jessier Quirino: a variação que vemos e a variação que esquecemos de ver. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16515
ISSN: CDD 306.44
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Pinheiro de Melo.pdfPDF - Fabiana Pinheiro de Melo574.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.