Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16595
Título: A transação penal e sua efetividade: um estudo no juizado especial criminal de cajazeiras-PB
Autor(es): Dantas, Norma Moreira da Costa
Palavras-chave: Transação Penal
Ministério Público
Direito Penal
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho intenta analisar a transação penal com enfoque na sua aplicação e efetividade no âmbito do Juizado Especial Criminal da Comarca de Cajazeiras/PB e para tanto, utilizou-se uma abordagem dedutiva partindo da constatação geral de que ao longo dos últimos anos o ordenamento jurídico brasileiro tem adotado institutos para diminuição da política de encarceramento do Estado, sendo a transação enunciada pela Lei nº 9.099/95 um dado particular que merece ser estudado. No procedimento, os métodos monográfico e histórico com manejo da técnica de documentação indireta. Verificou-se que as medidas alternativas à pena privativa de liberdade foram responsáveis por um novo olhar sobre a responsabilização penal, inauguram uma nova etapa na jurisdição pátria marcada pela restauração, pelo consenso e a pacífica resolução dos conflitos. Diante disso, a Lei nº 9.099 de 26 de Setembro de 1995 instituiu os Juizados Especiais e veio cumprir a efetividade do artigo 98 da Constituição Federal, prover agilidade e simplicidade aos procedimentos e julgamentos para as infrações de menor potencial, dando celeridade aos feitos e possibilitando a reparação dos danos causados as vítimas. Por outro lado, acontece que, passados quase vinte anos da criação dos Juízos Especiais cíveis e criminais, a realidade vista hoje no país lança por terra alguns dos avanços alcançados e condenam as unidades criadas aos mesmos vícios, problemas e dilemas das varas da justiça comum tais como a insuficiência dos servidores, as deficiências no sistema virtual, o acúmulo de jurisdição por parte do juiz.
Descrição: DANTAS, Norma Moreira da Costa. A transação penal e sua efetividade: um estudo no juizado especial criminal de cajazeiras-PB. 2014. 75f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16595
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Norma Moreira da Costa Dantas.pdf974.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.