Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1660
Título: O pós-morte no imaginário cristão de poetas populares representado em cordéis
Autor(es): Borges, Rafael Coppi
Palavras-chave: Imaginário
Cordel
Inferno
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: Neste trabalho, busca-se a partir de referenciais teóricos como Evelyne Patlagean, Carlos Roberto F. Nogueira, Márcia Abreu e João José Reis, compreender a dinâmica do imaginário popular tendo como temática o pós-morte no imaginário cristão. Como fonte de pesquisa, foram aqui utilizados folhetos de literatura de cordel, por ser uma das mais significativas expressões do imaginário popular, sobretudo o nordestino, que se constituiu ao longo dos anos em um povo bastante ligado ao imaginário religioso, com diversas formas de expressões culturais. O imaginário aqui tratado refere-se a alguns poetas populares, não esgotando dessa forma outras possibilidades de representações do imaginário popular cristão do pós-morte nem tão pouco, outras interpretações. Neste estudo foram utilizados cordéis de alguns autores nordestinos como Leandro Gomes de Barros, José Costa Leite, Janduhi Dantas, José M. Lacerda, Gilmar Gonçalves e José Pacheco, sendo este trabalho limitado a alguns exemplares que não representam a totalidade das obras a cerca do tema em questão, mas que são indicadores das imagens que circulam no meio popular sobre o “pós-morte” cristão.
Descrição: BORGES, R. C. O pós-morte no imaginário cristão de poetas populares representado em cordéis. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1660
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Coppi Borges.pdfRafael Coppi Borges1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.