Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ianne Maria Lima de-
dc.date.accessioned2018-05-21T18:42:47Z-
dc.date.available2018-05-21T18:42:47Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.issnCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16737-
dc.descriptionSOUZA, I. M. L. A variação linguística na música Gonzaguiana. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.pt_BR
dc.description.abstractSustentados pela concepção heterogênea da Língua defendida pela teoria da sociolinguística, em contraposição à defesa da norma padrão como único mecanismo viável para a efetivação da comunicação, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo geral de identificar e analisar os tipos de variação linguística presentes nas músicas de Luiz Gonzaga, compostas também em parcerias com Humberto Teixeira e Zé Dantas. Como objetivos específicos, foi pretensão nossa realizar interpretações no contexto temático das músicas, observando os aspectos que retratam e remetem aos costumes da região nordeste. Assim, o presente trabalho apresenta os elementos conceituais sobre o fenômeno da Variação Linguística elencados por Alkimin (2007), Antunes (2007), Bacelar (2009), Bagno (2011; 2007), Beline (2007) e Bortoni- Ricardo (2004), os quais serviram de suporte para a realização da análise das canções Assum Preto, Derramaro o Gái e Lorota Boa. Nesse sentido, antes da análise propriamente dita da variação linguística, apresentamos algumas considerações a respeito dos caminhos que influenciaram a musicalização nordestina realizada por Gonzaga, marcada pelos costumes do povo da região nordeste bem como os elementos linguísticos e variacionais. Para isso, tivemos por base, entre outras fontes, as considerações de Barbosa (2007), Dreyfus (1996), Lopes (2007) e Santos (2004). Trata-se de um trabalho fundamentado na heterogeneidade da língua, utilizando-se dos conceitos da sociolinguística para analisar o gênero música que serviu de instrumento para divulgar as características de uma região que se tornou capaz de transformar, entre outros aspectos, a variação linguística em arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipNoelma Cristina dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectGonzaguinha (Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior)pt_BR
dc.subjectLetra de músicapt_BR
dc.titleA variação lingüística na música Gonzaguianapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianne Maria Lima de Souza.pdfPDF - Ianne Maria Lima de Souza615.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.