Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16836
Título: A cura dos animais pelo conhecimento natural do caatingueiro
Autor(es): Mata, Poliana Alves da
Palavras-chave: Etnobotânica
Fitoterapia
Plantas medicinais
Saber popular
Data do documento: 3-Mai-2017
Resumo: Comunidades humanas possuem uma farmacopéia natural proveniente de séculos de experimentação empírica que podem, em muitos casos, ser validadas cientificamente. O saber empírico pode trazer várias contribuições para a ciência, especialmente nas áreas de etnobotânica e etnozoologia, pois é através do estudo do conhecimento tradicional que se tem a necessidade de realizar estudos experimentais para constatar e registrar de forma cientifica a eficácia de substâncias ativas de plantas e animais utilizadas na conhecida “medicina alternativa” através da análise de seus constituintes químicos. A partir daí, padronizar a forma de utilização e dosagem correta para melhor aproveitamento de todas as propriedades presentes no objeto utilizado. Sendo assim, este trabalho analisou os saberes de pequenos pecuaristas no uso de plantas da Caatinga para tratar afecções em seus rebanhos bovinos e caprinos na zona rural do município de Boqueirão - PB. Trata-se de um estudo etnobotânico com abordagem quali-quantitativa de natureza explicativa –descritiva. O presente estudo foi realizado em duas comunidades rurais denominadas Sitio Gravatá e Sitio Capoeira, ambos situadas no município de Boqueirão- PB na região semiárida brasileira, e em farmácias veterinárias localizadas na mesma cidade Na obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas abertas e semiestruturadas, com informantes-chave que foram selecionados pelo critério de “especialistas nativos” e pecuaristas usuários da farmácia veterinária local em abordagem oportunista, totalizando 20 entrevistados. Foram citadas 37 espécies de plantas medicinais, com destaque para: a Babosa (Aloe vera) 70%, João mole mole (Guapira gracilifolia) 55%, imbiratanha ((Pseudobombax marginatum) 40%.. Foram citadas diversas formas de uso e indicações terapêuticas. Ficou evidente o domínio do conhecimento etnobotânico pelos criadores de mais idade. Estes dados podem nortear trabalhos de bioprospecção, trilhando caminhos para a construção de sistemas de produção animal mais sustentáveis, valorização e continuidade dos saberes tradicionais.
Descrição: MATA, P. A. da. A cura dos animais pelo conhecimento natural do caatingueiro. 2017. 43f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16836
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana Alves de Mata.pdfPDF - Poliana Alves de Mata11.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.